Comportamento Infantil

Hello people’s!!!

Depois de muito tempo sem aparecer aqui, volto com um texto incrível…Mensagem Azul e Verde para Filho

Antes de falar sobre o comportamento das crianças preciso te dar 2 conselhos…

1° Não crie expectativas irreais a respeito de seu filho
2° Não leve pro lado pessoal.

Crianças vivem em um mundo diferente do nosso, no mundo deles tem muita imaginação, aventura, eles são pequenos cientistas descobrindo e pesquisando tudo. Por isso precisam mexer, tocar, explorar, experimentar. Impedir isso, é como impedir alguém de beber água. Portanto, para evitar desgastes, tudo que não puder ser tocado por uma criança, não deve estar ao alcance dela. Isso te tira do papel “da chata do não pode”.

Crianças entre 2 e 3 anos precisam de autonomia, elas buscam isso, elas almejam isso, mas as vezes elas não conseguem o que querem fazer, como calçar um sapato por exemplo, e aí elas se frustram e gritam, e jogam longe, nesse momento releia meu 2° conselho, busque sua paciência nas profundezas da alma e explique novamente como fazer, mostre como fazer, ajude como fazer. Evite fazer por eles, isso além de tirar a autonomia, mina a confiança deles. Um “comportamento desafiador” parece muito diferente quando você compreende que ali tem uma criança lutando para desenvolver sua autonomia.

Uma criança que sai correndo no shopping, é uma criança que quer explorar aquele lugar, além do que andar de mãos dadas por muito tempo com um adulto maior que você cansa e muito um bracinho infantil. Enxergue o que está por trás do comportamento “errado”.

Isso tudo não significa que você pode deixar sua filha gritar um “NÃO” na sua cara, ou bater em você, ou sair correndo sozinha pelo shopping. Isso significa que você tem que se acalmar e não gritar um “NÃO” de volta, ou bater de volta, ou sair igual desesperada gritando pelo shopping. Isso será uma criança tendo um ataque de birra e um adulto imitando. Compreenda o que está por trás daquele grito, daquele tapa, daquela corrida. Acolha o sentimento do seu filho, explique de forma racional que aquilo não é legal, que aquilo é errado, ensine a forma certa de fazer. Seja gentil e firme. Gentileza gera amor e respeito, firmeza proporciona segurança e limites.

Precisamos acabar com o mito de que a criança tem que sofrer para aprender, pare de querer revidar, você é adulto racional.

AJUDAR AS CRIANÇAS A DESENVOVER HABILIDADES DE VIDA E CONFIANÇA NEM SEMPRE É FÁCIL E CONVENIENTE. MAS QUEM DISSE QUE SER PAI E MÃE SERIA FÁCIL? PARA OBTER SUCESSO NA EDUCAÇÃO É UMA QUESTÃO DE SABER O QUE É EFICAZ E O QUE NÃO É. PUNIÇÃO E RECOMPENSA PODEM PARECER EFETIVOS A CURTO PRAZO, ALI NA HORA, MAS NÃO É ÚTIL A LONGO PRAZO. NÃO ENSINA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s