Maternidade e a Coluna Vertebral

coluna capa

Hello people’s!!

Quem me segue lá no insta @maternizi, fez uma votação sobre falar ou não dos problemas que afetam a coluna de todo mundo e das mães principalmente, então, a seguir o texto que eu fiz sobre esse assunto.

Os problemas que mais afetam a coluna são as hérnias de disco, lombalgias, ciatalgias, degeneração discal, protusão discal, osteófitos(bico de papagaio), se você tem problemas de coluna e já fez uma ressonância magnética, com certeza já viu um desses nomes. Geralmente esses problemas estão relacionados a má postura, ao mal cuidado de temos com nossa coluna e ao sedentarismo.

A maternidade não é culpada pelas dores que sentimos, mas ela pode agravar algo que estava quieto. Sentir dor nas costas é comum, mas não é normal, o grande problema é que passamos muito tempo ignorando essas dores, ou até subestimando, com o velho “mau jeito”, ou “só uma dorzinha”, “nada que um remedinho não resolva” e nessa vamos levando. Costumo dizer que nossa coluna é como um grande balde e cada dor ou desconforto que sentimos é de água que enche esse balde, até que um dia ele transborda e aí que aparecem os problemas.

Nossa coluna é dividida em 5 partes: cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix. Os problemas geralmente ocorrem na cervical e na lombar, pois são essas as “partes” que mais usamos. O aumento dessas curvaturas é conhecido como hiperlordose (lombar) e hipercifose (cervical).

Entre as nossas vértebras existem os discos intervertebrais, são como almofadas que ajudam as vértebras a manterem o equilíbrio e a mobilidade. Com uma má postura e um mal cuidado com a coluna esses discos podem se mover e “escapar” causando as discopatias e a hérnia.

A coluna normal tem 4 curvaturas importantes, para manter uma boa postura precisamos preservar essas curvaturas

coluna normal

Foto: Google

As  nossas posturas diárias afetam e muito a nossa coluna, elas são as grandes vilãs dos problemas lombares e cervicais. Sentar errado, carregar peso errado, agachar errado, deitar errado, utilizar computador e celular errado, tudo isso afeta a coluna. No quadro abaixo mostra um gráfico das posições que mais causam danos a coluna.

posições que afetam

Foto: Livro Hérnia de disco e dor ciática, Helder Montenegro.

Posições corretas para sentar e deitar utilizadas diariamente ajudam a manter a saúde da coluna.

A medula passa por dentro das vértebras e dela saem os nervos que conduzem os impulsos nervosos e excercem função importante para os músculos se movimentarem. Costumo dizer que a medula é o poste de luz e os nervos os fios que levam a eletricidade para as casas. Portanto se uma vértebra posicionada errada pode “cutucar” os nervos ao longo da coluna, causando dor, desconforto, fraqueza muscular e até paralisia dos membros afetados.

Com tudo isso fica mais fácil entender porque a fisioterapia é tão importante para manter a coluna saudável, pois trabalhamos na postura e nos músculos para melhorar e evitar as dores.

Por que com a maternidade tudo piora? Primeiro porque seu abdomen distendeu um monte e seus músculos abdominais, que são os músculos que ajudam a manter a coluna no lugar (como se fosse um cinturão) podem ter sofrido pequenas ou grandes lesões como a diástase por exemplo, com isso ocorre a sobrecarga da musculatura da coluna, junta com amamentação que ocorre nas diversas posições e o fato de passar horas com um bebê no colo. Resultado: dores e hérnias. E se você passar ilesa pela fase de bebê RN, eles vão crescendo e só piorando nossa situação, é brincar no chão, é pegar no colo um bebê cada vez maior, é ajudar a andar em uma posição terrível, enfim, nossa coluna vai só dando avisos que devemos nos atentar. Obviamente que não é todo mundo que tem filhos que terá hérnia, existem alguns outros fatores que levam as hérnias.

musculos afetados

Foto: Livro Hérnia de disco e dor ciática. Helder Montenegro

E como prevenir isso tudo? Exercícios adequados, cuidados posturais, alívio muscular. Fisioterapia é um dos recursos para se prevenir os problemas de coluna, o ideal é um trabalho com equipe multidisciplinar, onde envolve fisio, educador físico, acupunturista, entre outros profissionais qualificados. O ideal é sempre prestar atenção e ter consciência corporal e postural.

coluna certo-errado

As vezes nem percebemos que estamos em uma postura errada, e que prejudica muito nossa coluna.

Espero que tenha sido esclarecedor e que ajude vocês a compreenderem as questões da coluna, estou a disposição se tiverem alguma dúvida.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s