O Polêmico Sono

O Polêmico

Hello people’s!!

Eu demoro mas eu volto! E sempre com um assunto pra refletir, sei que já falei bastante de sono, quem acompanha o blog desde o início sabe como eu sofri com ele, mas da mesma maneira que o cérebro dos bebês amadurece e eles aprendem a dormir, nós mães amadurecemos com a maternidade e com o tempo conseguimos compreender muitas coisas.

Já parou pra pensar porque o sono inconstante dos bebês e crianças nos incomodam tanto? Porque queremos que eles durmam enquanto nós dormimos. Mas já parou pra pensar que em vários momentos que eles dormem nós estamos acordados?

Aqui em casa por exemplo, a Isa dorme por volta das 20hs, eu e o Igor só vamos dormir lá pelas 23hs, ou seja 3hs que ela estava dormindo eu estava acordada, quando ela acordar a primeira vez provavelmente eu vou ter acabado de pegar no sono, e isso vai me incomodar. E isso nos faz pensar em mirabolâncias e querer contratar consultoras de sono.

Você já parou pra pensar que nós adultos não dormimos a noite inteira? Quantas vezes você acorda pra mudar de posição, pra ir ao banheiro, pra beber água?? Sabe qual a diferença? Seu cérebro já tem maturidade o suficiente para voltar a dormir sozinho, e é isso que precisamos compreender nas crianças. O sono faz parte do desenvolvimento.

Nunca achei que a Isabella fosse me pedir pra dormir, ela sempre “lutou” pra dormir, e hoje com 2 anos e 1 mês, ela já compreende quando está com sono e pede pra dormir, percebe que isso é maturidade?

Outra coisa que vivem condenando por aí são as “associações erradas”, dormir mamando é uma associação errada, dormir sendo ninando é uma associação errada, vocês já viram algum adulto dormir mamando? Ou precisando ser ninado para dormir? Se fosse uma associação ao sono esses hábitos, eles durariam a vida toda. Associação ao sono, é o ato de deitar e dormir, é o ato de escovar os dentes antes de dormir, é o ato de colocar pijamas ou dormir pelado, isso são associações de sono, são atividade que você faz de sempre e pra sempre antes de dormir.

Dormir sendo ninando, ou dormir mamando, é uma questão de sobrevivência dos bebês e falta de maturidade cerebral, eles ainda não sabem como dormir sozinho igual a nós, e não sabem retornar ao sono após acordar também, isso tudo só se adquiri com o desenvolvimento do cérebro.

Eu já falei isso antes, mas um bebê não vai andar com 5 meses porque você treinou ele, ele não tem desenvolvimento e nem preparo pra isso, o sono funciona igual. A criança treinada a dormir vai dormir porque o sono é fisiológico e uma hora ele vence o cansaço. Ela não vai deixar de acordar a noite, ela apenas não vai mais solicitar ajuda, porque ela sabe que não será atendida, consegue imaginar o quanto isso é triste? Seu filho aprender que ele não pode pedir ajudar porque não vai ninguém ajudar ele?

Compreendo que existem casos e casos, profissionais e profissionais, uma coisa é ajustar rotina, higiene de sono, criar hábitos para a hora de dormir, outra coisa é treinar o bebê porque ele tem que dormir a noite inteira. Pense sobre isso.

E vamos compreender que bebês e crianças são diferentes de adultos, nós temos maturidade cerebral para compreender, eles não. Compreender que a criança é um ser em desenvolvimento já é meio caminho andado para aceitar as inconstâncias do sono do seu filho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s