Alimentação Saudável

WhatsApp Image 2019-06-09 at 11.37.01

Hello people’s!!

Já falei algumas vezes sobre esse assunto aqui não é mesmo? Mas é algo que precisa ser discutido, precisamos mostrar para as pessoas o quanto é prejudicial introduzir doces e porcarias na alimentação logo na primeira infância.

No cardápio da escola da Isa em alguns lanches é oferecido biscoito doce, bolo, gelatina. Antes de matriculá-la na escola eu conversei e disse que não ofereço e nem gostaria que fosse oferecido pra ela esse tipo de coisa, me garantiram que eu podia ficar tranquila.  Porém um dia desse fui buscar ela logo após o lanche, ela veio comendo uma maçã, mas senti cheiro de biscoito (esses tipo rosquinha) na mão dela, fiquei louca, mandei um bilhete enorme (tipo textão) na agenda, a professora pediu desculpas e disse que a auxiliar esqueceu que a Isa não comia e deu. Mas a questão é, se não fosse oferecido esse tipo de alimento para as crianças da idade dela, isso não aconteceria. O problema é que é algo enraizado na nossa cultura, nós fomos criados assim, nossas mães e avós foram criados assim, e todo mundo repete a mesma frase, “dei e não morreu”, “comi e estou vivo”. Ok, estamos vivos, porém a nossa geração é que mais sofre com obesidade, diabetes, colesterol alto, e distúrbios alimentares, será que estamos tão vivos assim?? Será que uma introdução alimentar mais saudável na primeira infância não faria a diferença?

O paladar infantil tem tendência a preferir coisas mais doces, portanto se for introduzido na alimentação da criança logo no início obviamente ela vai preferir alimentos mais doces, e sabemos que doces não tem nada de saudável e nem de nutrientes úteis para nossa saúde. Temos que tirar da cabeça que dar doce pra criança é uma maneira de demonstrar carinho e afeto, isso só traz consequências drásticas como os distúrbios alimentares, onde a pessoa deposita suas emoções na comida.

Sou extremamente radical quanto ao doce, pois sou viciada em açúcar, na casa dos meus pais sempre foi um hábito ter sobremesa (que sempre era doce), sempre teve muito chocolate, pudim, torta, etc..E vejo hoje os prejuízos disso, pra mim é extremamente difícil ficar sem açúcar, e não quero essa dependência pra minha filha, quero que ela tenha um paladar limpo e amplo. Minha sogra por exemplo, não dava doces pro meu marido e cunhada, hoje eles não ligam nada pra doce, não fazem a menor questão de sobremesa. Claro que eles comem, mas de vez em quando, doces específicos e não qualquer doce a qualquer momento.

Vamos cuidar da alimentação de nossas crianças, nós somos os adultos, nós somos os responsáveis, nós apresentamos as comidas, as porcarias, as frutas para elas. Ninguém sente vontade de algo que não conhece, ninguém sente falta de algo que não sabe o que é. Então quando a criança te ver comendo um brigadeiro e fica olhando, é só curiosidade, ela não está com vontade. Ela também te olha tomando cerveja, você daria cerveja pra um bebê porque ele “ta com vontade”?

Não adianta apresentarmos as famosas porcarias, biscoitos, salgadinhos, bolachas, chocolates, etc.., e depois reclamar que a criança não quer comer comida e só porcaria, reclamar que a criança não come, que não tem alimentação saudável, que vive doente. Nós somos responsáveis pelo que nossos filhos irão comer.

Precisamos mudar o que está grudado na nossa cultura, precisamos enxergar que não deu certo, que não morremos, mas estamos doentes, e tenho certeza que não é isso que queremos para nossos filhos.

Minha filha vai comer doces, mas na época certa e na quantidade certa, não como agrado, não como recompensa, não como afeto e sim como um alimento qualquer, a diferença é que não pretendo oferecer doce. Por exemplo, eu ofereço se ela quer frutas, mas não vou perguntar se ela quer brigadeiro ou chocolate.

Pense nisso, pense no adulto que você é, pensa na sua relação com a comida, pensa de onde veio isso, e se é isso que você quer para seus filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s