Desmame Noturno

Desmame noturno não é solução

Hello people’s!!

Só venho com assuntos polêmicos né, mas vamos lá!

Quem me segue lá no insta @maternizi, tem visto que as noites por aqui não estão fáceis, aliás foram poucos os momentos de paz noturna haha, Isa não é do time bom de cama, gosta mesmo é de uma farra, igual ao pai dela. Mas vamos aos fatos.

Eu já falei algumas vezes aqui sobre esse assunto, pois é algo que tira a sanidade de qualquer pessoa, privação de sono maltrata, deixa a gente doida, sem perspectiva de melhora. Já falei sobre consultoria de sono e agora vou falar sobre desmame.

Vejo muitaa gente pedindo dicas de desmame noturno na esperança que assim a criança vai dormir a noite toda, eu já expliquei sobre o sono do bebê, mas pra explicar o porque o desmame não vai funcionar preciso falar novamente sobre isso. Bebês acordam várias vezes, e vão continuar a acordar várias vezes, isso é fisiológico, o sistema neurológico deles não foi programado para dormir a noite toda, na verdade todos nós acordamos várias vezes a noite entre um ciclo e outro de sono, porém as vezes não lembramos, pois nosso cérebro já tem maturidade para voltar a dormir sozinho, e maturidade não é ensinada e sim adquirida com o tempo. Da mesma forma que a criança sai andando quando está pronta pra isso, ela irá dormir quando estiver pronta pra isso.

A necessidade de mamar, é porque ali o bebê se sente seguro, aconchegado e tranquilo para voltar a dormir, isso não é um hábito, é uma necessidade fisiológica. Sem dizer que no leite materno possui melatonina, que ajuda o bebê a voltar a dormir. Qualquer técnica de sono ou desmame noturno não vão antecipar essa maturidade e sim vão “forçar” o bebê a dormir, e porque essas técnicas tem choro?(sim, todas tem) Porque  o bebê sente que está sendo abandonado, ele entende que não será acolhido. Ahh Marina, mas a minha técnica de desmame acolhe o bebê quando ele chora, ok, mas não é disso que ele precisa naquele momento, ele precisa da sucção que é o que acalma ele, ele precisa do afeto, do aconchego. Ahh mas fiz a técnica do desmame aqui e deu super certo ele parou de chorar da terceira noite. Sim, ele entendeu que não adiantava ele solicitar que ele não seria atendido, por isso ele parou de chorar, ele entendeu que deveria se virar sozinho, e isso é muito triste.

Além de todo esse trauma que gera no bebê, não há nada que comprove que ele passará a dormir a noite toda, pode acontecer dele continuar acordando(pois ele ainda não tem a maturidade suficiente) e você ter que ficar ninando ele pela casa para que ele volte a dormir, e vamos ser sinceras? Não era mais fácil dar o peito sentada, deitada e continuar com cochilos do que ter que ficar ninando e andando pela casa pro bebê voltar a dormir?

Eu sei o quanto é cansativo e desgastante, juro que sei. Eu estou nessa fase, Isabella tem 1 ano e 7 meses e tem acordado igual recém nascido. Estou cansada, estou exausta, mas sei que eu sou o adulto da relação, e devo entender o que se passa. Só assim consigo dar atenção e não surtar. Forças!! Vamos juntas, porque, como tudo na maternidade, vai passar!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s