Açúcar e bebês

 

Resultado de imagem para açúcar e bebê

Hello people’s!

Andei sumida eu sei, mas muitas coisas aconteceram, nós mudamos de casa, eu comecei um curso que depois conto do que se trata, a Ohana Materna(o grupo do facebook que sou moderadora, que antes era GAIA, contei aqui ) está bombando muito, enfim, várias coisas que me afastaram daqui. Mas voltei com um assunto bem polêmico, o açúcar, que após a páscoa ficou em maior evidência tanto pra mim quanto para a maioria das mães que optam por não dar essa substância aos filhos pequenos.

Vamos primeiro falar sobre o que os estudos dizem com relação ao açúcar. “Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde recomendam não utilizar açúcar no primeiro ano de vida. E em 2016, a Academia Americana de Pediatria alterou a recomendação para que se introduza o açúcar somente após os 2 anos de idade”, alerta a médica Virgínia Weffort, presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Os bebês no ínicio da vida estão conhecendo os alimentos, o ideal é que ele conheçam a maior variedade de sabores possíveis para que o paladar seja vasto. Porém ninguém sente falta de algo que não conhece, ou seja, se você não oferecer alimentos doces(com açúcar refinado) o bebê não conhecerá esse sabor, consequentemente ele não sentirá falta disso. O açúcar causa muito mal na saúde do adulto, além de viciar, imagina no organismo de um bebê que ainda está em formação. A idéia de que precisamos da energia que o açúcar nos dá, é bem errada. Esse tipo de energia conseguimos em outros tipos de açúcar, como frutas e carboidratos. Não precisamos introduzir doces, bolachas, chocolates na alimentação de bebês, pois essas coisas não trazem benefícios a saúde e viciam o paladar.

Existem mães que acham ok introduzir o açúcar na alimentação dos filhos, como eu sempre digo, você tem a informação e faz com ela o que achar melhor, o que não pode é tomar decisões sem as informações corretas.

Porém um grande problema que muitas mães que optam por seguir as recomendações e não introduzem doces na alimentação dos pequenos sofrem é a enxurrada de palpites que recebemos, e um monte de “coitadinha vai ficar com vontade”, “você é muito chata, comeu doce quando pequena e está viva”, “que dó não poder comer o bom da vida”, enfim, são diversas as frases absurdas. Como eu já disse, ninguém tem vontade do que não conhece, se fosse cerveja, você falaria a mesma coisa? Segundo, eu estou viva, porém sofro todos os dias para melhorar minha alimentação e tirar o doce da minha dieta, terceiro, vamos respeitar o maternar de cada um?

Resolvi falar sobre o assunto agora, pois como passamos recentemente pela páscoa essa questão ficou mais evidente. Comprei ovo de páscoa baby friendly pra Isabella, feitos com cacau 100% e banana, ficaram tipo um mousse de chocolate com gostinho de banana, para o nosso paladar viciado em açúcar refinado, não é tão gostoso, mas pra ela que não conhece o doce, é uma delícia, se não fosse ela não ia comer 2 mini ovinhos de uma vez. Porém precisei ouvir várias das frases citadas acima e muito mais, o que me torrou a paciência. Eu jamais faria algo para prejudicar a minha filha, ela vai conhecer doces, vai comer chocolates e balas, mas em pequenas quantidades e muito esporadicamente, pois são alimentos com calorias vazias e sem necessidade nutricional nenhuma. Mas ela ainda é muito pequena para viciar o paladar, quanto mais eu conseguir evitar, menos ela vai gostar, pois não ficará viciada no açúcar.

Recentemente li uma matéria sobre o açúcar ter o mesmo efeito que o álcool para o fígado, vou deixar a matéria aqui para quem quiser e se interessar.

Façam o que acharem melhor para os filhos de vocês, mas por favor vamos nos munir de informações, estudos são feitos para melhorar nossas vidas, as vivências e experiências de vida de nossas mães, avós, vizinhas e amigas são importantes, mas não podem sobressair os estudos científicos.

 

pascoa

Parece que gostou do ovinho de cacau 100% e banana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s