Sinais de sono e sonecas

Hello people´s!

O que mais chega de pergunta e pedido de ajuda pra mim pelo insta @maternizi é sobre o sono, se a Isa dorme a noite inteira, como são as sonecas, quantas sonecas, enfim..

Vamos lá, não sou nenhuma consultora do sono, minha filha não dorme a noite inteira e já falei muito sobre sono aqui, mas acho que com o passar dos meses, e minha pequena experiência na maternidade, esse assunto gera muita polêmica, muita dúvida e muitas vezes até desespero nos pais que não dormem. Como tudo aqui no blog, eu vou contar a minha experiência, o que eu passei e passo aqui com a Isa, já adianto que já tivemos de tudo por aqui.

Já adianto que a Isa não dorme a noite inteira, mas isso já aconteceu umas 2x, ou seja, há esperança haha. Posso dizer que ela é o típico bebê que “briga” com sono, mas com tudo que eu leio, tudo que eu estudo a respeito de maternidade e bebês, sei que ela não briga por que quer, ela simplesmente não sabe dormir as vezes, ou eu deixo passar do tempo o soninho dela e ela fica assim irritada e não consegue dormir.

Então precisamos entender antes de tudo, que o bebê não faz isso de propósito, ele simplesmente não sabe dormir, ou está muito cansado pra isso. Já tentou dormir quando estava muito cansado? Você demora muito pra desligar e enfim dormir, mas você sabe como fazer, imagina o bebê que não sabe como dormir. E ele vai adquirir isso com o tempo, com a maturidade, não adianta a gente usar mil técnicas pra ensinar o bebê a dormir, com o tempo ela vai aprender, da mesma maneira que ele aprendeu a sentar, engatinhar, andar, mas cada um tem seu tempo de apredizagem.

Duas dicas importantes que funcionam muito aqui:

1. Não torne essa questão algo mais pesado do que ela realmente é, falei sobre isso nesse post, quando tratamos o problema de forma mais leve, quando entendemos que é algo passageiro fica muito mais fácil de aceitar e de lidar.

2. Aprenda a interpretar seu bebê. Essa é uma dica preciosa, porém bem difícil, acho que mais difícil do que aceitar que vai melhorar haha. E porque é tão complicado? Porque conforme o bebê vai crescendo ele vai mudando o padrão do sono, as sonecas vão diminuindo, e as vezes vira uma inconstância, tem os picos, os saltos, os dentes, os resfriados, enfim, tudo afeta o sono dos bebês. Tem dias que ele vai dormir a noite inteira, tem dias que vai acordar de 1 em 1 hora. Porém se você souber interpretar os sinais de sono, e saber mais ou menos os horários que ele costuma dormir vai te ajudar muito, pra tentar fazer o bebê dormir, pra não passar do horário do sono e nem antecipar muito, principalmente nas sonecas, porque a noite é mais fácil devido ao horário, já durante o dia, se você não souber o padrão da criança acaba se confundindo e bagunçando tudo.

Como eu disse, aqui já tivemos de tudo, e no momento sinto que estamos em uma fase de transição de sonecas, to percebendo que a Isa ta passando de 3 sonecas para 2, na verdade ela já tinha um tempo que não tirava a última soneca da tarde, mas as coisas bagunçaram um pouco e ela voltou a tirar, mas só as vezes. Por isso é muito importante entender os sinais de sono no seu bebê, e cada bebê é um. Tem dias por exemplo que ela cochila por volta das 10hs, depois do almoço por volta das 13hs e as vezes umas 16hs, tem dias que pula essa das 13hs e dorme as 15hs aí não tira mais nenhuma soneca. E cabe a mim identificar os sinais nela de quando ela precisa dormir um pouco.

Ouvi uma vez uma consultora explicando os sinais de sono no bebê, e ela dizia que cada bebê iria reagir de uma maneira, porém a minha filha, reage de maneiras diferentes dependendo do dia. Tem dia que ela vai no clássico coçar os olhinhos e bocejar, tem dias que ela fica mega agitada e parece que colocou o dedo na tomada e levou uma carga extra de energia, e tem dias que ela não dá sinal nenhum(esses foram os 3 tipos de sinais que essa consultora específica falou). Então eu vou pela intuição, pelos sinais e pelo horário, se está mais ou menos na hora que ela costuma cochilar, e ela apresenta algum dos sinais acima, sei que pode ser sono e vou tentar fazer ela dormir, e geralmente ela dorme mesmo.

O que tem acontecido aqui é que a Isa que sempre acordou por volta das 7:30, de uns tempos pra cá começou a acordar as 6:30(ela se antecipou no horário de verão haha), porém ela não dormiu o suficiente, e brinca por 1 hora mais ou menos e começa a ficar chatinha de sono, volto a por ela pra dormir, ela dorme mais 1 hora e acorda bem, porém com essa cochilada fora de hora, ela acaba atrasando o cochilo da manhã e assim acaba mudando todo o padrão. O que eu não deixo de jeito nenhum é ela dormir depois das 17hs, senão atrapalha toda a rotina de sono da noite.

Mas esses dias aconteceu um pouco diferente do que eu planejo, e da nossa rotina. Ela acordou as 6:30hs, voltou a cochilar era umas 8hs acordou 9:30 e óbvio não tirou o cochilo das 10hs que ela costuma tirar. Voltou a dormir eram quase 12hs, mas com o sono que ela tava ela não ia almoçar, então deixei dormir, ela foi acordar quase 14hs, e óbvio não tirou o cochilo das 15hs, que horas foi dar sono nela? 17hs, e ela estava muitoo chata, eu não ia conseguir antecipar o jantar, o banho e tudo para as 18hs, até porque se ela dormisse as 18hs ela não iria dormir direto, então deixei ela dormir as 17hs e rezei pra ela não passar das 18hs haha, ela acordou 18:15, brincou um pouco, jantou, dei banho e as 20:30 fui fazer ela dormir, demorou muitoo pra dormir, mas dormiu. Ou seja, as vezes atrapalha tudo, mas no final, por mais trabalho que dê, o sono acaba vencendo e eles dormem.

Isso é algo que eu repito muito nos momentos de cansaço e stress, “o sono é fisiológico, pode demorar, mas uma hora ele vence”, acredito que tudo vai da do forma como lidamos, esteja consciente e segura sempre, saiba os sinais de sono do seu filho(ninguém conhece ele melhor do que você) e procure ter calma, se não conseguir repete o meu mantra aí de cima junto com o “vai passar e eu vou sentir saudades”.

Bons sonhos…

IMG_7803

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s