Escolhendo a escola

Resultado de imagem para bebe na escola

Foto tirada do google

 

Hello people’s!!

Eu disse que voltaria, pois bem, aqui estamos com mais um dilema materno. Ir ou não para escola, quanto tempo ficar, qual a melhor…Enfim, vou contar como está sendo a nossa experiência nessa procura.

Decidimos que a Isa vai pra escola no início do ano que vem , ela vai estar com 1 ano e 4 meses mais ou menos(depende de quando começa o ano letivo), começamos a procurar escolas e a ler sobre escolas no meio desse ano, fui entender o que era cada método de ensino, o que eu queria para o ensino da minha filha, o que era importante ter na escola, etc..

A princípio queríamos uma escola bilíngue, porém pesquisando e lendo a respeito, chegamos a conclusão que queremos que ela tenha contato com a língua inglesa, mas nada forçado, nada empurrado.

Quanto aos métodos de ensino da escola, tinha uma divergência entre o que eu pensava e o que o Igor pensava, eu queria uma escola que a Isa pudesse simplesmente brincar, sem apostila, sem lição, sem ficar fechada em uma sala, acho ela muito pequena para ter esse tipo de responsabilidade agora, acho que ela está na fase de descobrir o mundo de forma lúdica, se divertindo. Já o Igor, queria o contrário, queria apostila, livros, aprendizado rígido. Então fomos olhar os 2 estilos de escolas, e lemos muito sobre o assunto, e chegamos a conclusão que no momento ela tem que brincar, a vida vai exigir muita responsabilidade dela lá na frente, por enquanto pode ser leve e legal.

Com esse conceito definido, eu queria uma escola que tivesse jardim, horta, parquinho, tanque de areia, ar livre e brincadeira.

Outra coisa muito importante era o valor, não adianta a escola ser a mais maravilhosa no conceito e no jeito que a gente planejou mas o valor ser exorbitante e a gente não conseguir bancar, então valor é algo que define escola sim. E uma coisa que se deve levar em conta é, não adianta você se matar para pagar a mensalidade, mas seu padrão ser muito fora do padrão das outras famílias, porque uma hora isso vai pesar, seu filho vai querer o que os amigos tem, mas você não vai conseguir dar, e isso pode frustar, por mais duro que isso pareça, é a realidade, então devemos levar isso em conta.

Acho que não preciso dizer que deve ser próximo de casa né, não tem a menor chance de atravessar a cidade pra levar e buscar filho na escola.

Outro ponto de dúvida que pairava era o tempo que ela ficaria na escola, o Igor queria que ela ficasse integral, eu queria meio período, afinal meu trabalho tem horário flexível e eu poderia adequar para trabalhar de manhã e ficar com ela a tarde, porém, pensando friamente não daria tempo de fazer tudo que eu preciso em meio período, e eu preciso aceitar, que mesmo não saindo pra uma empresa por exemplo, eu preciso de tempo e concentração para trabalhar dentro de casa que é onde eu trabalho a maior parte do meu dia. Então decidimos que ela não ficaria o dia todo até a noite, mas ficaria até umas 15/16hs.

Dessa maneira surgiu outro ponto a se pensar, a alimentação que a escola oferece, no meu conceito tem que ser bem parecida com o que ofereço pra ela em casa, não gostaria de uma escola que diz ter nutricionista que elabora o cardápio mas oferece bolacha recheada no lanche e salsicha no almoço, nada contra quem dá esse tipo de alimento para os filhos, mas na minha casa não comemos isso, prezo por “comida de verdade”, sem industrializados, embutidos, etc.. e sem dizer que a Isabella não come açúcar. Então uma escola que oferece legumes, verduras, frutas, comida saudável, sem excesso de sucos(principalmente se não for natural), e sem oferta de doces para bebês seria a nossa escolha.

Outro ponto que pesava pra gente, porém não era essencial, era uma escola que ela pudesse ficar até o ensino médio, não curto muito a idéia de ficar trocando de escola, principalmente agora na primeira infância, algumas que fomos só atendia crianças até 5 anos, depois disso teríamos que mudar para outro lugar, e isso me chateava um pouco, afinal ela iria fazer amigos, ia se apegar as pessoas e ia ter que se mudar, indo cada um pra um lado inevitavelmente.

E com todos esses pontos em mente, fomos visitar diversas escolas, sempre prestando atenção não só no que era dito por quem nos apresentava a escola, mas observando as atitudes dos funcionários, professores, e alunos, por isso recomendo ir visitar a escola em horário de aula normal, assim você vai conseguir observar se o que a pessoa diz, condiz com o que fazem. Por exemplo, fomos em uma escola que dizia que presava pela autonomia das crianças, que olhava cada aluno como indivíduo único, etc.., porém enquanto conhecíamos a escola estavam dando almoço para os bebês, e eu quase surtei com a forma que estavam alimentando eles, enfiavam a colher na boca da criança, meio que produção em série, sem esperar o tempo da criança, sem paciência, fiquei em choque. Óbvio que nunca mais liguei nem atendi essa escola.

Outra coisa bem importante é como a escola se comunica com os pais, é apenas por agenda, tem algum aplicativo, os pais tem livre acesso a escola a qualquer momento? Isso é muito importante, escola que não podemos ir a qualquer momento, que não podemos entrar na área das crianças de vez em quando, que não temos acesso aos professores, coordenadores devemos ficar atentos, pois algo está errado.

Estamos praticamente decididos da escola que a Isa vai, faltam alguns detalhes, entre eles, a negociação, porque claro sempre devemos chorar pelo desconto, ver o que dá pra fazer, pois por mais que a mensalidade se adeque ao nosso bolso, desconto nunca é demais.

Espero ter ajudado com esse pequeno manual que eu fiz para escolher a escola, afinal temos que pesquisar muito mesmo, perguntar muito, visitar quantas vezes for necessário para ter certeza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s