O pico dos 9 meses

Hello people’s

Andei bem sumida né? Então após o turbilhão que me fez sumir, cá estou para contar o que aconteceu e como eu sobrevivi!

Começou na madrugada do dia 03/07/18, ela simplesmente acordou e ficou de pé no berço, sem fazer barulho, eu acordei por instinto, Deus, os anjos, sei lá, mas algo me fez acordar e ver que ela estava em pé, saí correndo desesperada pro quarto dela, peguei no colo e dei mama, daí em diante todas as vezes que ela acordava ela só queria saber de ficar em pé, nessa semana o Igor estava viajando a trabalho e eu não conseguia abaixar o berço sozinha, ou seja, foram várias noites em claro com medo dela pular do berço. Quando ele voltou e abaixou o berço eu fiquei um pouco mais tranquila, mas não muito. Acho que eu me acostumei com a situação, até hoje ela acorda em pé, as vezes ela está dormindo mesmo e fica em pé, mas agora eu espero ela reclamar pra ir, já tiveram vezes dela deitar novamente sozinha e voltar a dormir.

Mas vamos aos eventos que seguiram após ela descobrir que ficar em pé no berço é legal. A Isabella sempre tirou 3 sonecas durante o dia, por volta das 10hs, depois do almoço e no final da tarde. A partir dessa primeira semana de julho, ela resolveu que não queria mais nenhuma soneca, porém ficava irritada, com sono, mas não queria dormir, quando a gente conseguia por ela pra dormir, cochilava 20 minutos no máximo. Foram semanas bem difíceis, ela morria de sono mas não queria dormir. Foi quando ela começou a ficar em pé e apoiar nas coisas, acredito que estava querendo treinar essa nova habilidade o tempo todo.

Além das sonecas alteradas, o sono da noite também bagunçou todo, ela passou a acordar mais vezes, gradativamente, até a semana que acordou de 1 em 1 hora, e só queria voltar a dormir mamando, o Igor tentava ir, pegava no colo ninava, ela acalmava, colocava no berço ela gritava. Foram noites bem cansativas, não só pra gente, mas pra ela também, ela não estava conseguindo dormir direito, estava irritada e cansada.

Durante o dia as coisas ficavam um pouco piores, porque ela estava cansada de uma noite mal dormida, não queria cochilar, e tudo irritava ela. Não passava mais de 5 minutos em uma brincadeira, nada distraia. Conseguia acalmar ela com Mundo Bita, que ela se distraia por 2 episódios, uns 10 minutos no máximo. Eu já não sabia mais o que fazer com ela, já tinha esgotado meu estoque de brincadeiras, e de coisas pra entrete-la.

A alimentação também piorou, tinha dias que ela não queria comer nada, nem almoçar, nem jantar, nem fruta, nada, só queria tetê. As 2 últimas semanas foram as piores, meu peito ficou esfolado de tanto que ela mamava, me deu princípio de mastite, porque a produção aumentou muito(a Isabella já não mamava mais tanto, ela mamava de manhã, no final da tarde e de madrugada), ela passou a mamar o dia todo.

Além de tudo isso, ela ficou o maior grude comigo, não aceitava ninguém, nem o pai, nem a dinda que ela é louca, nem a babá que ela adora, ninguém!! Era só eu, e só colo, o que me salvou foi a mochila ergonômica, que eu colocava ela e ia fazer minhas coisas, senão eu teria enlouquecido e passado fome, porque nada ia sair.

Tinham madrugadas que eu rezava pra ela não acordar, porque não aguentava mais meu peito doendo e ela querendo mamar, eu já nem estava mais cansada pela falta de sono, mas estava desesperada pela dor que eu sentia no peito. Ela mamava e eu me contorcia de dor, mas ao ver ela calma no meu colo, eu sabia que tinha que ser forte, que as coisas estavam conturbadas pra ela, até mais do que pra mim. Eram muitas coisas novas na cabecinha dela, o desenvolvimento estava frenético, muitas informações juntas e muitas mudanças acontecendo ao mesmo tempo.

Mas como a maternidade me ensinou, tudo passa. Ainda não passou 100%, mas já melhorou muito!! Durante o dia ela está mais tranquila, as sonecas ainda estão curtas, mas ela já não briga tanto. Já voltou a se interessar pelos brinquedos e brincadeiras mais que 5 minutos, e já está super hábil em ficar de pé, aliás, agora ela só quer ficar de pé, inclusive no berço. Mas tiramos os protetores que ela apoiava para subir e ficou mais seguro, e eu mais tranquila. Continua acordando algumas vezes de madrugada, mas já aceita  voltar dormir sem mamar, e algumas vezes nem precisamos ir, ela volta a dormir sozinha.

E porque ela ficou desse jeito? O que aconteceu? É o famoso pico dos 9 meses, abaixo a parte que fala sobre esse temido pico, o texto completo está aqui:

 37 semanas (8 meses e meio): o bebê fica ‘temperamental’, tem mudanças frequentes em seu humor, de alegre para agressivo e vice-versa, ou de exageradamente amoroso para ataques de raiva em questão de momentos. Chora com mais frequência. Quer ter mais atividades e protesta se não as tem! Não quer que troquem sua fralda, chupa seus dedos. Protesta quando o contato corporal é interrompido. Dorme menos, tem menos apetite, movimenta-se menos e “fala” menos. Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. O bebê agora começa a explorar as coisas de uma forma mais metódica. Passa a entender que as coisas podem ser classificadas, por exemplo, sabe o que é comida e o que é animal, seja ao vivo ou em um livro. Fala “mamá” e”papá” sem distinção de quem é a mãe ou o pai. Engatinha, aponta objetos, procura objetos escondidos, usa o polegar e dedo indicador para segurar objetos.

E posso dizer que esse texto é uma descrição exata da Isabella nas últimas semanas. Mas eu sobrevivi, e você também vai. Já falei dos outros picos dela aqui , e todos passam, uns demoram mais, demandam mais, mas passam.

isa em pe

Só quer ficar em pé agora

isa dormindo

Postei lá no insta @maternizi as posições dela de dormir agora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s