O Renascimento do Parto 2

5EDE8FBA-CE9D-4BB4-998C-A3648194D005

Só quem luta pela humanização no parto, só quem estuda sobre o assunto, só quem entende o quanto nossa sociedade está longe de ser humana quando o assunto é parto, sabe o quanto esse filme é emocionante e chocante.

No primeiro eu chorei litros, me emocionei demais. Nesse eu também me emocionei, mas como o assunto principal dessa 2ª parte é a violência obstétrica, posso dizer que nesse filme eu me choquei mais, senti muita raiva do sistema, muita raiva dos profissionais da saúde que ali aparecem violentando mães, descumprindo leis, inventando histórias cada vez mais absurdas para forçar as mulheres a acabarem em uma cesárea eletiva e desnecessária.

Infelizmente esse é um problema muito enraizado em nossa sociedade, muitas e muitas mulheres sofrem violência obstétrica todos os dias, há anos, e elas acham que isso é o “normal”, que “é assim mesmo”. Muitas mulheres preferindo uma cesárea marcada com medo de sofrer o que sofreram no parto “normal”. Isso tem que acabar, é um absurdo o que se tem feito com as mulheres Brasil a fora.

Manobra de Kristeller(que é quando o médico empurra a barriga da mãe pra baixo, fazendo força) não é normal, é violência, não pode e não deve ser feito.

Epsiotomia(que é o famoso pic, cortinho na vagina) não deve ser feito, é violência, não tem necessidade de se cortar a mulher assim. “Ahh mas vai rasgar quando o bebê passar”, as chances de ocorrer uma laceração grande, são mínimas, e mesmo assim, a recuperação e cicatrização do corte natural são muito mais rápidas e menos complicadas.

Forçar a mulher a ficar deitada, é violência. A mulher deve ter liberdade de se movimentar, de ficar na posição que se sentir melhor, mais confortável para trazer seu filho ao mundo.

Proibir a presença de acompanhante por qualquer motivo que seja, é violência. A mulher tem direito por lei de ter um acompanhante durante o trabalho de parto.

Se você está grávida, ou tem alguém grávida, por favor assista esses filmes, garanto que você terá outra visão do que é o parto. O primeiro filme, está disponível na Netflix e o segundo ainda está nos cinemas.

Antes de falar que você tem certeza que quer um parto cesárea agendada, por qualquer motivo que seja, estude os outros tipos de parto, saiba o que está por trás da cesariana agendada, o sistema é muito maior do que a simples vontade de quem não tem informação. Existem milhares de histórias de mulheres que queriam ter um parto normal, e por desculpas absurdas dos médicos acabaram indo para uma cesariana sem querer por achar que aquela seria a melhor opção.

Cesariana, é uma cirurgia, e devia ser tratada assim. Em caso de emergência, em caso de necessidade. Ninguém opera a vesícula porque quer. Ninguém opera o cérebro porque quer, tudo é por necessidade. Reflita sobre isso.

parteira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s