Tirando a documentação do bebê

Nós iremos viajar para o exterior em junho, e por isso precisava tirar a documentação da Isabella, porém documentação de bebê abaixo de 2 anos tem uma validade menor. Ou seja eu precisava tirar o passaporte e o visto bem próximos, pois o passaporte tem apenas 1 ano de validade, e para tirar o visto precisa de passaporte válido por no mínimo 6 meses, e quando você for viajar o 2 documentos tem que ter 6 meses de validade pra frente ainda. Por exemplo o passaporte da Isa vale até janeiro do ano que vem, como vamos em junho, o passaporte ainda estará válido por 7 meses.

E foi tudo muito tranquilo e rápido para tirar, primeiro tiramos o RG. O primeiro RG é gratuito, e basta fazer o agendamento no site do Poupatempo foi super rápido tanto para agendar quanto para ser atendido lá. Só precisamos levar a certidão de nascimento, lá eles tiram a foto do bebê, pede-se para que a pessoa que vai segurar o bebê esteja de roupa branca. A moça que nos atendeu foi super paciente, tirou várias fotos, porque a Isa demorou para olhar pra câmera(mesmo eu atrás chamando a atenção dela). E quando fica pronto(mais ou menos 1 semana), eles mandam um SMS avisando que pode retirar, e aí é só ir lá com o protocolo.

5D01341E-07AD-422D-A0C2-B6506D70B3B0.jpeg

Não aguento esse mini polegar!

Para o passaporte também foi tranquilo, mas exige um pouco mais de documentação, porém no site da polícia federal tem tudo bem explicadinho, para menores de idade é necessário o preenchimento de um formulário, no site tem 3 modelos, onde você decide se vai emitir o passaporte já com autorização para a criança viajar sozinha,acompanhada de 1 dos pais, ou sempre com os pais, nós fizemos esse último, porque caso  tenhamos que viajar separados, aí quem não vai precisa fazer uma autorização para aquela viagem específica. Depois de preencher tudo, você precisa pagar a guia que será gerada e agendar para ir em uma sede da PF, Aqui tem o passo a passo o valor para emissão do passaporte é R$ 257,25. Para retirar o passaporte, diferente do RG o bebê precisa ir acompanhado dos 2 responsáveis que assinam por ele. Mas foi tudo bem rápido também, existem vários ponto da PF para agendar, e como é por horário nunca está muito cheio. Ahh, para bebês é necessário levar a foto 5×7, lá eles não tiram, o que torna o processo mais rápido, porque eles não cadastram as digitais do bebê, então foi só entregar a foto e pronto.

9151D656-0FB9-42A5-B5E2-CB2592406AAB.jpeg

Para o visto, também não tivemos problemas, mas tratando-se de visto para os EUA sempre ficamos receosos né.

Primeiro é necessário preencher o DS-160e selecionar a cidade onde vai tirar o visto, as cidades são São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Depois de preencher o formulário DS-160, entre Aqui para fazer a solicitação do visto, é só seguir os passos, e você será direcionado para o pagamento da taxa de USD160,00 e pode ser pago por cartão de crédito ou boleto. Com tudo pago e preenchido você faz o agendamento ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), o agendamento só é possível após a confirmação do pagamento. Não esqueça de imprimir a página do agendamento, você precisará dela no dia.

Como no passaporte, no visto eles também não tiram foto, portanto é necessário levar a foto 5×7, nós levamos a mesma, pois na PF eles só scaneam a foto e devolvem. No dia do agendamento não tem necessidade de levar a criança, meu marido foi sozinho e disse que foi muito rápido, é necessário levar além da foto, o passaporte do bebê(válido por pelo menos 6 meses além do período de estadia), o formulário DS-160 preenchido, e a página do agendamento. O Igor levou também o RG e a certidão da Isa, além dos nossos passaportes com os vistos, mas nada disso foi solicitado. E foi super rápido lá dentro, ele passou pela triagem para verficação se estava com todos os documentos, depois eles dividem em 5 filas pelo horário de agendamento, nessa fila ele demorou uns 20 minutos, e subiu para o segundo andar, onde eles confirmam se você está no horário certo. Depois é só entregar a documentação e a foto, eles só devolvem o DS-160 e avisam que será enviado um email para retirada do passaporte 2 dias após o recebimento desse email. No dia da retirada precisa levar o RG do responsável e uma xerox do RG do bebê. Menores de 16 anos não precisam passar pela entrevista, a não ser que o agente consular ache necessário.

Para retirar você também precisa fazer o agendamento no link que vem no e-mail. Só na retirada que se sabe a validade do visto, no caso da Isabella deram de 10 anos, mas isso não é uma regra geral.

Processed with MOLDIV

Agora é só arrumar as malas e partir!!

Espero ter ajudado nessa questão documentos do bebê!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s