​ Picos e saltos de crescimento e desenvolvimento

Estava indo tudo bem, o bebê estava começando a dormir a noite toda, ou acordar menos vezes, estava feliz, descobrindo novas brincadeiras e aí de repente, ele vira o hulk. Começa a ficar irritado, só chora, nada mais ta bom, só quer colo, volta a acordar de 2 em 2 horas como se fosse recém nascido de novo!!

Pois é são os famosos saltos e picos, que bagunçam tudo mesmo! Mas calma! Depois que ele passar, além de voltar tudo ao normal, seu bebê ainda vai ter ganho uma nova habilidade, como dar risada, rolar, sentar, engatinhar, etc..
Eles ocorrem durante todo o primeiro ano, e causam bastante alteração principalmente no sono. Isso porque quando o bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão eufórico que quer praticar a nova conquista o tempo todo, inclusive durante o sono.
No período que antecede o salto e durante, o bebê sente-se perdido, pois seus sistemas perceptivo e cognitivo estão mudando e ocorre também uma maturidade neurológica, porém não houve tempo ainda para ele se adaptar as mudanças, com isso, tudo lhe parece estranho, gerando uma maior ansiedade e angústia. E quando bebê se sente desamparado ele recorre ao refúgio dele, ou seja, o colo da mãe.
Então nessas fases é necessário um pouco de paciência e empatia, pois depois do ganho das novas habilidades, seu bebê ficará feliz e mais calmo após a “crise”.
saltos e picos

Tabela de quando ocorre em média os saltos e picos

Por aqui estamos no salto dos 6 meses, que começa por volta da 23a semana do bebê e pode durar por 4 ou 5 semanas, esse costuma ser o salto mais longo, os outros costumam durar de 1 a 2 semanas, mas sempre varia muito de bebê pra bebê. Alguns saltos anteriores da Isabella duraram uns 2, 3 dias e teve outros que duraram 1 semana. Vou rezando para que passe logo, pois se é difícil pra gente, imagina pra eles. E nesses dias, só muito colo, muito tetê, muito carinho e muita paciência.
Abaixo deixo as tabelas com o que é esperado o bebê adquirir em cada salto de desenvolvimento.
E vamos pensar pelo lado positivo, porque tudo na vida tem 2 lados, serão alguns dias sofridos, de muita instabilidade, irritabilidade, falta de sono, porém após a turbulência vem a calmaria e a felicidade de adquirir uma nova habilidade. Isso significa que seu bebê está crescendo e se desenvolvendo.
pico 6 meses

Braveza que nada ta bom!!

Um comentário sobre “​ Picos e saltos de crescimento e desenvolvimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s