Parto e nascimento humanizado

Antes de mais nada precisamos entender que parto humanizado não é um tipo de parto, e sim uma forma como seu parto pode ser conduzido. Humanização nada mais é do que respeitar, o tempo, as vontades, a fisiologia da mãe e do bebê, é ser amável, dócil, e ter empatia por aquele momento. No parto sem medo, dizia que é o nascer respeitoso.

Então independe se seu parto vai ser normal, natural ou cesárea, em casa ou no hospital, qualquer um deles pode e deve ser humanizado. É o que você e seu bebê merecem.

E quando eu decidi pelo parto humanizado, foi muito mais pensando no nascer respeitoso da minha filha do que em mim. Eu sempre quis que minha filha viesse ao mundo do jeito dela, na hora dela, sem stress, sem pressa. E assim foi, ela decidiu o dia de nascer, ela decidiu o jeito que veio ao mundo, e nós 2 em conjunto fizemos aquilo acontecer.

Eu sempre quis que meu parto fosse humanizado pela minha formação, pelo meu conhecimento na área. Mas depois que assisti o filme ‘O Renascimento do Parto” eu não tive mais dúvidas de que era essencial minha filha nascer daquela forma. E se você ainda não assistiu esse filme, tem OBRIGAÇÃO de assistir, é bem impactante, mas faz pensar no que queremos para o futuro dos nossos filhos. Nós baixamos o filme na internet, não sei se tem na Netflix.

renascimento do parto

Essa é a capa do filme!

O que mais me impressionou no filme foi o tratamento e o tanto de intervenção desnecessária que fazem com os bebês assim que nascem, juro, me deu um certo desespero ao pensar no bebezinho recém saído do aconchego da mãe sofrendo aquele tanto de intervenção, sem entender o que está acontecendo, nossa foi bem agoniante, e me fez ter mais ainda a certeza de que na minha filha nada daquilo seria feito e que minha filha teria a golden hour dela comigo.

A golden hour, ou hora de ouro, é a primeira hora de vida do bebê, e nessa hora, ele deve estar no colo da mãe, tendo o contato pele a pele, mamando se ele quiser, mas ficar ali, no aconchego da mãe, sem intervenção nenhuma. Nessa 1ª hora não tem necessidade de ser feito nada(claro, se o bebê nascer estável, sem problemas nenhum). Não tem necessidade de medir, pesar, aspirar, furar, enfim, nada que assuste o bebê. Afinal em 1 hora de nascido, ele não vai crescer nem diminuir, nem vai engordar ou emagrecer, não vai pegar nenhuma doença.

Além disso o contato pele a pele traz alguns benefícios para o bebê:

  • Estimula a liberação de ocitocina, ajudando na descida do leite.
  • Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e a respiração do bebê
  • Acalma o stress do bebê, reduzindo o choro
  • Ajuda a estabilizar a temperatura corporal do bebê
  • Aumenta os níveis de glicose no sangue do bebê

Porém, você deve exigir por isso, pois geralmente a rotina hospitalar é logo após o nascimento já sair fazendo todo o protocolo, e isso causa um stress muito grande no bebê, que depois disso, entra em um sono profundo, o que torna mais dificil amamentar, e aí o bebê pode ficar muito tempo sem mamar, e acaba tendo picos de hipoglicemia.

Quando a Isabella nasceu, a pediatra do plantão quis tirar ela de mim pra fazer todos os exames e intervenções, porque a Isabella não chorou logo que saiu de mim, afinal, ela teve um parto respeitoso, e veio ao mundo em um ambiente silencioso e escuro, quando ela veio pro meu colo ela abriu os olhinhos olhou pra gente e já fez biquinho de mamar, nisso a louca da pediatra tirou ela de mim, e aí foi o maior berreiro, ela me disse que iria fazer 1 exame apenas (colher apenas uma amostra). Porém enquanto eu estava sendo deitada(tive a Isabella sentada na banqueta, aqui eu falo do Meu Parto) eu ouvi a enfermeira falando o peso dela, eu surtei,  comecei a gritar que queria minha filha, minha obstetra que foi lá e pegou a Isabella e me deu de volta. Por isso que é fundamental você ter conhecimento do que quer, porque o protocolo dos hospitais é sair fazendo todas essas intervenções.

Meu conselho é assista o filme, leia sobre o assunto, e quando chegar sua hora, exija sua golden hour, por você e pelo seu bebê. É um direito seu, e o hospital tem o dever de atender.

golden hour papai

Logo quando a Isa nasceu! Foi com essa foto que avisamos a família!

golden hour mamae

Depois que eu arranquei ela da pediatra doida, olha a carinha dela de choro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s