Coisas para se fazer durante a gestação

Resolvi dar algumas dicas de coisas que eu fiz durante a minha gravidez, que me ajudou muito e que eu dou para todas as pessoas que ficam grávidas! Vamos lá.

1 – Informe-se, informe-se muito!!

Como eu sempre digo aqui no blog, informação é tudo. Só com ela você vai conseguir garantir os seus direitos e estar segura das suas decisões. Com informação há sempre argumentos. Não se contente apenas com o que o médico fala! Não aceite apenas 1 opinião. Saiba o que você quer!

2 – Não coma como se não houvesse o amanhã!!

Você não está comendo por 2!! Apesar de sentir muita fome, resista, e procure comer sempre coisas saudáveis! Eu engordei apenas 9Kg na gravidez inteira, e já foi difícil de perder depois, imagina se engordar muito mais?!?

O maior erro é achar que a gravidez é pra sempre, sim, tem gente que acha que pode comer tudo o que quiser e ok porque estou grávida, mas uma hora essa criança vai nascer, e o peso excessivo vai ficar!

Eu sentia muita fome de madrugada, mas me condicionei a não levantar(nisso a preguiça e o sono me ajudaram) pra comer. Juro, eu me recusava a levantar as 4/5 da manhã para comer, até porque, o que você vai comer a essa hora?? Besteira, com certeza. Então, o melhor era beber água(a garrafinha fica no criado mudo) e voltar a dormir. E durante o dia, procurava me alimentar de forma saudável.

Não vou ser hipócrita e dizer que não comia besteiras, claro que comia, principalmente no final, me atacava nos doces, mas quando percebia que tinha enfiado o pé na jaca, dava uma segurada nos outros dias.

3 – Se organize!

Faça listas com tudo que precisa, por exemplo: arrumar mala da maternidade, organizar armários, lavar roupas, etc..

Grávidas esquecem tudo! Isso é um fato, então anote tudo que precisa fazer, e conforme for fazendo, vai riscando da lista. Porém não deixe nada pra cima da hora, não vai resolver lavar as roupas do bebê e organizar os armários com 8/9 meses de gestação né. Depois das 36 semanas, tudo pode acontecer, então se prepare para antes disso.

E conforme o tempo passa, a tendência é você ficar mais cansada, com mais dificuldade para levantar e agachar, com mais falta de ar, com mais azia, enfim..vai ficando mais complicado para organizar tudo.

4 – Não aposte todas as suas fichas na amamentação!

Essa história de que você vai emagrecer muito amamentando é em partes verdade! A verdade é que com o estímulo da sucção do bebê o seu útero volta ao normal mais rápido, com isso sua barriga tende a ir voltando mais rápido.

Amamentar realmente gasta mais calorias, porém também dá muitoo mais fome, ou seja, se você ficar com essa idéia de que é só dar mama que você pode comer tudo e vai emagrecer, você vai é engordar!

E não ache que vai ser como um passe de mágica, ou como as famosas, que em 1 mês você terá seu belo corpo de volta. Isabella está com quase 6 meses e eu ainda não voltei tudo ao normal, e eu não engordei muito durante a gravidez.

5 – Descanse muito!!

Sim, sei que você não aguenta mais as pessoas falando pra você dormir, que depois você não vai mais conseguir! Mas é a mais pura verdade. Cheguei a conclusão que todas as mães dão esse conselho para as grávidas, por uma leve invejinha delas ainda poderem dormir hahaha!!

Mas aproveite seu momentos sozinha, para ler um bom livro, para dormir, assistir um filme, uma série, fazer o que gosta mesmo, porque depois, vai ser bem difícil fazer isso, afinal você nunca mais estará sozinha para curtir isso(e nem vai querer, porque ficar sem eles dá saudades)

6 – Curta cada minuto da sua gravidez!

Sério, você vai sentir saudades disso. Eu sinto falta do barrigão as vezes, e sinto não ter tirado mais fotos, queria ter fotos de todas as semanas, mas os dias iam passando e com tanta coisa a gente esquece. Tentei fazer de todos os meses, mas nem isso consegui, tenho da maioria, mas não de todos.

Curta os cuidados e mimos de todos com você, porque depois que o bebê nascer, todos os mimos serão para ele, e você vai ficar feliz por isso.

Use e abuse do direito de preferencial, principalmente para ir aos restaurantes mais legais, mas que vivem cheios. As filas para embarcar no avião, ou ser atendido no banco. Porém não aconselho a ir ao supermercado hahaha, as filas mesmo de preferencial são demoradas, e você vai ficar muito tempo em pé com suas compras, eu sempre ia na fila normal que andava muito mais rápido.

E aproveite muito! Porque cada fase passa, e passa muito rápido. Sim, é o clichê mais verdadeiro que existe!!

IMG_0738

Eu e o marido no ensaio que fizemos no Ibirapuera. Quem tirou as fotos foi minha cunhada 😉

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s